Glúten: conheça tudo sobre este componente das massas

Quase todas as embalagens de produtos alimentícios que pegamos na mão trazem informações acerca da existência ou não do famoso glúten em sua composição. Mas muita gente não sabe o que é isso, ou para que ele serve.

O glúten é um componente constituído de diferentes proteínas. Ele está muito presente em massas como macarrão, pão, biscoitos. O glúten oferece aos alimentos certa elasticidade (por exemplo, a massa de macarrão é bem elástica), e é essa sua principal função.

Mas afinal, o glúten faz mal? Devo evitar? Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir, nesse mesmo artigo.

 

Dieta sem glúten: emagrecendo de forma rápida e saudável

Quase tudo o que consumimos possui glúten. O glúten está presente principalmente no trigo e na cevada. Uma dieta sem glúten exclui alimentos pesados e de alto teor calórico.

Eliminar o glúten da alimentação pode ajudar a manter a dieta em dia, perder peso e melhorar a saúde. A opção por alimentos a base de farinha integral, por exemplo, é uma forma inteligente de diminuir o consumo desse componente.

O principal benefício de uma dieta sem glúten é a exclusão automática de alimentos industrializados e maléficos a saúde, como biscoitos e bolos.

Automaticamente, a substituição por alimentos mais magros e mais leves, como frutas e legumes, causa uma sensação de saciedade sem deixar a sensação de inchaço.

O intestino é o principal beneficiado. Ele passará a funcionar muito melhor, de maneira mais regulada e eficiente. Com essa pratica a melhora é evidente também na pele, cabelo, unha e vários outros aspectos do corpo.

Além da dieta opcional sem glúten, existem pessoas que demonstram intolerância a ele. São muitos sintomas que indicam isso, mas algumas pessoas podem passar a vida inteira com os incômodos e não associar isso a alimentação.

Uma pessoa com intolerância a glúten apresenta, principalmente, os seguintes sintomas:

  • Inchaço
  • Cólicas
  • Desconforto abdominal
  • Alterações intestinais
  • Gases

Como os sintomas são bem genéricos, e podem se referir a diferentes tipos de patologias, a intolerância ao glúten é muitas vezes ignorada e não diagnosticada.

Essa intolerância, chamada de doença celíaca, é causada especificamente no intestino. Ao ter contato com a substância causadora, o intestino reage através de suas células imunológicas.

Assim, acontece de o intestino se desregular, e com isso os sintomas que geram incomodo e dores.

Em casos mais intensos, num episódio de intolerância ao glúten, você também poderá apresentar:

  • Enxaqueca
  • Tontura
  • Coceira
  • Dor muscular

 

É possível viver sem glúten? Que tipos de alimentos devo adotar?

 

Pode parecer absurdo, mas é absolutamente possível (e saudável!) viver com pouco glúten. A substituição de sua dieta tradicional por alimentos mais saudáveis lhe trará resultados em diferentes aspectos, seja na saúde ou na forma física.

Com certeza emagrecer e desinchar são os mais perceptíveis, mas com o passar do tempo será possível perceber outras várias questões. A diminuição de gases e o controle intestinal vão gerar uma série de confortos e benefícios à saúde.

O mercado de alimentos hoje oferece uma série de produtos livres dessa proteína. Como muitas pessoas têm prestado mais atenção e, consequentemente, identificam a intolerância, a indústria redescobriu uma maneira de atender esse público, substituindo a farinha tradicional por outras.

As opções de farinhas mais comuns são:

  • Farinha de arroz;
  • Farinha de mandioca;
  • Farinha de milho;
  • Fubá;
  • Fécula de batata;
  • Fécula de mandioca;
  • Polvilho doce;
  • Polvilho azedo.

 

Com todas essas opções fica fácil cuidar da saúde excluindo o glúten e iniciando uma alimentação mais cuidadosa e mais benéfica a seu organismo.

O principal benefício da exclusão do glúten de sua dieta é que, na verdade, você passará a enxergar opções mais saudáveis para se alimentar. Imagine tomar café da manhã sem pães e bolos. O que sobra são frutas, proteínas e lacticínios.

Se você decide cortar-lo das demais refeições, vai excluir tudo o que realmente engorda e fará escolhas mais leves e naturais. Dessa maneira, rapidamente você perceberá uma diferença de números na balança.

Ele não precisa ser cortado radicalmente de sua dieta, mas se você conseguir consumi-lo de maneira equilibrada e consciente, trará muitos benefícios a sua saúde e uma melhora física considerável.

Você tem praticas alimentares saudáveis? Sua alimentação é baseada em dietas? Acreditamos de você deveria descobrir como criar um cardápio fitness e saudável preparamos um artigo para você!

Conhece a linha de salgados fit perfeitos para sua dieta que a Vovó Nice oferece? Receba um Kit de Degustação em sua primeira compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *