Vigilância Sanitária: quais as exigências para as lanchonetes?

Se você já possui algum estabelecimento do setor alimentício, ou deseja abrir um negócio do gênero, tenha em mente que você precisa seguir algumas exigências da Vigilância Sanitária.

Sobre o regulamento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou, por meio da Resolução RDC n° 216, o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, que estabelece algumas normas e regras a serem seguidas por comércios de alimentos.

É muito importante consultar esse regulamento para saber se a sua lanchonete ou restaurante se enquadra nas exigências. Contudo, algumas medidas podem te ajudar na hora de cumprir essas solicitações.

Confira algumas normas da Vigilância Sanitária

As regras da Vigilância Sanitária são bem rígidas, mas precisam ser seguidas para que o estabelecimento possa continuar atuando sem correr o risco de levar uma multa, ser fechado, ou, acabar afetando a fidelidade de algum cliente.

As exigências vão desde o modo correto de armazenagem de alimentos, até, regras de infraestrutura do negócio. Algumas dicas podem te ajudar a se enquadrar dentro da maioria das normas.

Higienização
  • Higienização: Tanto o estabelecimento, quanto os móveis, instalações e utensílios dentro dele, devem estar devidamente higienizados com produtos de limpeza adequados.
  • Controle de Pragas: É muito importante que pelo menos a cada seis meses seja realizada uma desinsetização e uma desratização no estabelecimento. Além disso, o local precisa ter sistemas de proteção contra pragas.
  • Destinação de Resíduos: O descarte de insumos também deve ocorrer de maneira adequada. Eles devem ser descartados diretamente nas lixeiras e recolhidos por uma empresa autorizada. Além disso, é essencial fazer a separação dos materiais recicláveis.
Armazenamento
  • Armazenamento: É muito importante que os alimentos sejam armazenados separadamente dos produtos de limpeza utilizados no local. Isso evita a contaminação por componentes químicos. Além disso, eles devem ficar em estruturas que evitem o contato com o piso.

Os produtos precisam ficar em locais sem umidade e calor excessivo. O ideal é que os alimentos frios fiquem armazenados em temperatura média de 5º e os quentes em espaços com temperatura de 60ºC.

  • Preparo: Os alimentos devem ser preparados em setores específicos e totalmente higienizados. Sempre se deve lavar as mãos antes de manusear qualquer ingrediente. Além disso, é preciso evitar o contato dos alimentos crus com os cozidos.
  • Transporte: Caso seja necessário locomover os alimentos de um lugar para o outro é essencial que eles sejam transportados em condições adequadas e higiênicas, em um transporte com refrigeração ou proteção térmica.
Busque sempre mais informações

Existe uma série de normas e regras da Vigilância Sanitária que devem ser seguidas à risca para o estabelecimento poder continuar operando sem nenhum problema. Em caso de dúvida o ideal é consultar o departamento responsável por esse setor no município.

Código de Postura de cada munícipio

Além do Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, cada município possui seu próprio Código de Postura, que estabelece medidas especificas para qualquer tipo de estabelecimento comercial, bem como indústria, prestadores de serviço, ambulantes e comércios eventuais.

O Código de Postura estabelece, por exemplo, o horário de funcionamento de um comércio, manutenção dos locais e do espaço público, higiene de estabelecimentos, coleta do lixo entre outros fatores. Essas normas devem ser cumpridas por todos os donos de estabelecimentos.

O ideal é que, antes mesmo de abrir o seu estabelecimento, você vá até a Prefeitura de sua cidade para saber sobre as exigências cobradas para o seu tipo de comércio. Com isso, você já poderá tomar atitudes para se enquadrar dentro das normas.

Estabelecimento de acordo com normas atrai mais clientes

Manter seu comércio de acordo com as normas da Vigilância Sanitária é um fator essencial para atrair mais clientes. Você também pode dar uma olhada no artigo “6 Dicas de como atrair clientes para sua lanchonete” para saber mais dicas de como conseguir mais consumidores.

É muito importante que o seu comércio atenda as exigências da Vigilância Sanitária para continuar atuando. Além de oferecer mais qualidade e segurança para os consumidores, isso também irá gerar um ambiente de trabalho mais limpo e adequado para os funcionários.

Veja mais dicas de organização em Como organizar sua cozinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *