Economizar energia elétrica: 5 dicas paras empresas

economizar energia elétrica

Quem possui uma empresa precisa encontrar métodos de economizar, principalmente quando o assunto é energia elétrica. Se você está procurando métodos de como economizar energia elétrica veio ao lugar certo!

Além de se preocupar com a sustentabilidade, uma empresa precisa do bom uso dos recursos naturais, evitando assim desperdícios. Mesmo comprando sempre equipamentos mais eficientes que consigam realizar mais tarefas ao mesmo tempo, é necessário encontrar outras medidas para economizar energia elétrica.

Uma dica é começar a pensar na iluminação do local desde a planta da empresa. É crucial prestar atenção do local onde as lâmpadas são inclusas, a distribuição correta delas pode fazer com que você gaste menos energia.

Além dessa dica separamos mais 5 para que você consiga aplicar na sua empresa e economizar!  Economizando a energia elétrica você também estará diminuindo os gastos da sua empresa.

 

Melhores dicas para economizar energia elétrica

 

  1. Use a luz solar

Aproveitando a luz solar haverá menos necessidade de ligar as luzes. Dessa forma, será fácil conseguir economizar energia elétrica. Para isso, você deve colocar vidraças e janelas na sua empresa, principalmente nas áreas onde há maior concentração de pessoas.

Uma dica é começar a fazer o que muitas empresas no exterior já fazem, reunir todos os funcionários trabalhando em um mesmo ambiente, sem a divisão de paredes. Esse tipo de escritório está cada vez mais comum e garante que todos os funcionários tenham maior comunicação.

 

  1. Use as lâmpadas econômicas

A melhor forma melhorar seu método de como economizar energia na empresa, é investindo em lâmpadas econômicas. A lâmpada de LED consegue proporcionar uma redução de gastos de energia de até 85% em relação a lâmpada incandescente.

A lâmpada fluorescente também é uma boa opção, e oferece economia de 80% em relação as antigas lâmpadas incandescentes. Já a lâmpada halógena só oferece 30% de economia, então se for trocar todas as lâmpadas da sua empresa prefira as de LED ou fluorescentes.

 

  1. Use cores claras nas paredes

A parede de uma empresa deve remeter tranquilidade e ser capaz de ajudar ao ambiente, fornece maior iluminação ao local.

Utilizar cores claras como branco, creme e o amarelo, por exemplo, deixam o lugar muito mais iluminado. Além disso, por serem cores alegres conseguirá contagiar todos os funcionários com boas energias. O local não ficará pesado e a criatividade será mais estimulada.

 

  1. Use sensores nos banheiros

Uma das coisas que mais gera gastos de água e energia elétrica é o banheiro. A empresa que possui muitos funcionários corre o risco de que o banheiro fique sempre com a luz acesa.

No processo de economizar energia elétrica você pode colocar sensores de presença no banheiro. Dessa forma, ao perceber que não há ninguém naquele cômodo a luz se apagará automaticamente.

Essa estratégia também pode ser usada em torneiras para controle de gastos de água. Isso evita que as torneiras fiquem pingando por horas, evitando desperdícios.

 

  1. 5. Tenha uma empresa arejada

Ter uma empresa arejada onde o ar possa circular livremente, é uma das formas de economizar energia elétrica. Isso evita a necessidade constante de deixar o ar condicionado ligado o tempo todos.

 

Outras formas de como economizar energia          

Investir sempre em isolamento térmico nas salas pode fazer com que você consiga economizar. Além disso, muitas vezes o som da sala também será abafado com o uso de isolantes, como telhados e revestimento.

Além disso, pode começar a comprar alimentos prontos para os funcionários, isso evitará que micro-ondas ou fornos elétricos sejam ligados na cozinha. Uma dica é começar a pedir os combos de salgados da vovó Nice. Esta é uma empresa com mais de 20 anos de experiência que com certeza pode te ajudar!

Também é importante conscientizar os funcionários da necessidade de economizar energia elétrica. Isso fará com que pensem duas vezes que quando for deixar uma lâmpada ou ventilador ligado sem necessidade.

Todas essas dicas conseguirão fazer com que sua empresa tenha menores gastos de energia. Mas, toda a equipe precisa estar motivada a continuar.

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado. Ficamos felizes em ver empresas preocupadas com o meio ambiente e desejamos que os seus gastos sejam minimizados de uma vez por todas.

Problemas com seu estoque?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *