Como organizar a cozinha da sua lanchonete

Como organizar a cozinha

Saber como organizar a cozinha pode ser o que faltava para que ela fique mais prática. De vez em quando é preciso dar uma repaginada, limpar gavetas e armários e jogar fora os utensílios velhos ou quebrados.

Organizar a cozinha pode parecer uma tarefa difícil. Afinal, é um local cheio de peças e cada uma tem sua utilidade.

Para começar, a primeira dica é retirar todo item que não seja necessário para cozinhar. Por exemplo, em uma cozinha de lanchonete não é necessário sacos e sacos espalhados com alimentos. É importante que você tenha uma despensa para guardar o estoque de produtos.

Em relação aos potes, avalie a situação de cada peça e se realmente não for usar, jogue fora ou doe.

 

7 Dicas de como organizar a cozinha                                                                       

  1. Separe o que você usa muito

Deixe em gavetas fáceis os itens que você mais usa, para desenvolver um método funcional de como organizar a cozinha da sua lanchonete, você precisa garantir que tudo seja encontrado de maneira rápida.

Se for necessário, identifique cada gaveta com um nome. Isso irá agilizar muito na hora de encontrar o que procura.

  1. Deixe o armário mais prático

Sabe aquelas panelas que você quase não usa? Então, coloque-as no alto do armário. Nas prateleiras mais baixas coloque a louça e coisas que você costuma usar mais.

Dessa forma, você garante que os itens usados com mais frequência fiquem em uma altura confortável e possam ser rapidamente encontrados.

 

  1. Saiba guardar assadeiras

Em uma lanchonete o uso das assadeiras é imprescindível, por isso o seu método de como organizar a cozinha deve se atentar a estas peças.

A melhor forma de guardá-las é verticalmente. Dessa forma, você economiza mais espaço. Tanto assadeiras como tábuas devem ser mantidas na vertical.

  1. Armário pequeno

Se o seu armário é pequeno, você pode optar por uma cozinha organizada usando prateleiras.

Elas são muito práticas e te ajudam a visualizar rapidamente tudo o que você precisa. Além disso, você pode personalizar sua cozinha do jeito que quiser.

  1. Dê atenção as panelas

As panelas devem ser guardadas por ordem de tamanho e frequência de utilização. Sempre tem um espaço no armário que não usamos. Por isso, coloque ali as panelas menos utilizadas.

Além disso, você pode comprar paneleiros. Eles são ótimos para quem tem pouco espaço, como acontece em várias lanchonetes.

  1. Tampas

As tampas das panelas precisam estar em locais visíveis. Por isso, na hora de elaborar o seu método de como organizar a cozinha, garanta que elas fiquem em um local de fácil acesso.

Você pode deixá-las no balcão, sobre um suporte para tampas, ou colocá-las no armário usando um escorredor como suporte.

  1. Saiba organizar os copos

Depois de bem lavados, para ter uma cozinha organizada você não deve empilhar os copos.

Copos quando empilhados possuem uma grande probabilidade de quebrar. Então, coloque em uma prateleira.

 

Mantendo a cozinha organizada

  • Limpando o armário

Para limpar o armário não tem segredo. Todos que buscam por um método de como organizar a cozinha sabem que é preciso apenas começar!

As gavetas sempre escondem peças que nem servem mais. Retire a gaveta e analise item por item. Ao menos 2 vezes no ano é importante fazer essa avaliação e retirar os itens que você não usa.

Os que você usa, coloque novamente nas gavetas, organize pela frequência de utilização.

No armário é preciso prestar atenção aos potes pequenos. Depois de limpar o armário, organize-os bem. Veja os potes que possuem tampas e os que não tem mais condições de serem utilizados. A principal ideia é descartar os menos usuais, liberar espaço e facilitar a procura de itens.

 

  • Limpando a geladeira

Retire tudo o que estiver dentro da geladeira. Para conseguir entender como organizar a cozinha é necessário compreender que a geladeira é parte crucial deste cômodo.

Para uma lanchonete que quer manter a cozinha organizada, é importante ter vários potes transparentes.

Isso faz com que você consiga visualizar o que tem em cada pote. Dessa forma, encontrará os produtos rapidamente.

Para limpar o freezer faça o mesmo procedimento. Retire todos os itens e veja as datas de validade, produtos vencidos devem ser jogados no lixo.

Caso queira congelar algum alimento, sempre identifique o saquinho. Frutas podem ser cortadas em cubos ou amassadas em um purê para serem congeladas e durarem mais tempo.

 

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Não deixe de ler nossas dicas sobre como ter uma lanchonete de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *