Como ganhar massa muscular: mitos e verdades

como ganhar massa muscular

Para conseguir um corpo mais musculoso, é necessário entender algumas coisas. A alimentação e os exercícios físicos são partes cruciais da luta pelo corpo dos sonhos. Mas, ainda existem muitos mitos que devem ser desvendados sobre como ganhar massa muscular.

Conseguir ganhar massa e manter a saúde é crucial, para isso é preciso saber algumas verdades desconhecidas. Continue lendo o artigo e entenda tudo sobre esse assunto de uma vez por todas!

 

10 dicas de como ganhar massa muscular

A luta para aprender como ganhar músculos não é nada fácil. Existem vários mitos populares que ao invés de ajudarem, acabam boicotando nossos resultados.

Depois de ler as dicas a seguir, com certeza conseguirá melhorar seus ganhos e conquistar um corpo maravilhoso! Veja:

 

  1. É necessário consumir suplementos para ganhar massa muscular

MITO! Para conseguir conquistar um corpo bonito e musculoso, não é preciso consumir grandes quantidades de suplemento. Para ter um corpo bonito, você precisa investir em alimentos que ofereçam proteínas naturais.

Alimentos como batata doce, carnes magras e ovo, são exemplos de comidas proteicas que devem ser inclusas no seu cardápio diário.

 

  1. Dá para ganhar músculos sem fazer exercícios físicos

MITO. Os exercícios físicos são os principais responsáveis pelos músculos, que são construídos pelas proteínas e aminoácidos fornecidos pela alimentação.

Se você tiver uma alimentação hipercalórica e não praticar exercícios, com certeza terá ganho de peso. Mesmo que consumir alimentos proteicos e fizer uso de suplementos, é necessário a prática de exercícios.

 

  1. Para ganhar massa, preciso beber muita água

VERDADE. Para ter bons resultados no ganho de massa, é necessário manter o corpo sempre hidratado. A água aumenta a circulação sanguínea pelo corpo e faz com que todos os nutrientes ingeridos acabem sendo distribuídos pelo corpo.

Com a alimentação correta, a prática de exercícios físicos e o consumo adequado de água, você poderá ter ótimos resultados em todos os membros do corpo.

Além de tudo isso, a água não tem calorias e pode ser considerada um auxiliador de emagrecimento, porque aumenta a saciedade e elimina os resíduos tóxicos do organismo.

 

  1. Dormir pouco prejudica o treino

VERDADE. Ao dormir pouco seu corpo não consegue se recuperar das lesões causadas nos treinos. Além disso, a sua mente fica cansada e o seu desempenho é afetado.

O treino é essencial para o processo de como ganhar massa muscular. Porém, o descanso deve fazer parte do seu método para ter o corpo dos seus sonhos.

 

  1. Carboidrato impede o crescimento muscular

MITO. O consumo de carboidrato é necessário para que você consiga ter energia para os treinos. Não é possível ter um corpo bonito sem o consumo adequado deste nutriente.

Entretanto, para não aumentar o seu peso corporal você deve consumir uma dieta pouco calórica e optar sempre por opções de alimentos repletos de fibras e proteínas.

  1. Alimentos proteicos ajudam a ganhar massa

VERDADE. Na luta de como ganhar músculos o consumo de alimentos proteicos é necessário. Para isso, você pode optar por receitas fitness proteicas, elas são repletas de proteínas e baixos níveis calóricos.

Isso fará com que você consiga se alimentar adequadamente, fornecendo nutrientes para que os músculos sejam gerados por seu organismo.

 

  1. Alimentos proteicos não engordam

MITO. Se consumido em excesso, os alimentos proteicos também podem fazer com que você engorde. Isso também vale para o consumo exagerado de suplementos.

Para conseguir ter o resultado desejado, é necessário fazer exercícios rotineiramente e consumir uma dieta equilibrada.

 

  1. Não devo realizar exercícios no mesmo grupo muscular todo dia

VERDADE. Ao fazer exercícios no mesmo grupo muscular, você pode lesionar os músculos e acabar tendo dores fortes. Por isso, sempre peça ajuda dos profissionais da academia para variar as séries.

 

  1. “No pain no gain”

MITO! Sem dor, sem ganho? Essa frase é totalmente um mito. Quando o seu corpo já estiver acostumado com a rotina de exercícios físicos, as dores precisarão diminuir.

Ao treinar somente um grupo muscular, por exemplo, você pode adquirir dores crônicas. E isso só irá aumentar com o tempo, dessa forma é necessário prestar atenção no que está sentindo.

Ao perceber que as dores são persistentes e mesmo depois de muito tempo na academia continua doendo, comece a procurar ajuda.

  1. Alimentação pós e pré-treino é importante

VERDADE. A alimentação deve ser adequada antes e depois do treino, isso faz parte do processo de como ganhar músculos.

 

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