Dicas de como montar um cardápio para lanchonete

O cardápio é um dos pontos principais da apresentação de uma lanchonete. Nele, além de verificar os preços, o cliente terá uma ideia dos pratos servidos. Daremos dicas de como montar um menu bem feito e chamativo.

A primeira coisa a pensar a respeito de cardápio é que você deve mantê-los sempre em bom estado. Muita gente acaba deixando o cardápio muito velho circulando pelo restaurante.

Eles ficam sujos, amarelados e engordurados. Isso pode passar uma sensação de desleixo e falta de cuidado. O ideal é que o ele seja trocado de tempos em tempos para aparentar sempre limpa e nova.

Dicas de cardápio para lanchonete: apresentando o menu da melhor maneira

A maioria das pessoas procura lanchonete para refeições rápidas e práticas. Vamos lhe mostrar algumas dicas para que você crie o cardápio adequado.

  • Folha única ou livro?

Pensando em uma lanchonete, com refeições mais curtas e ligeiras, um menu em formato de “carta”, em folha única com frente e verso, é a melhor opção.

Esse tipo de cardápio é mais fácil de ser compreendido, é mais rápido para manusear e mais prático para que se tenha uma visão geral. Plastifique-o para que dure mais tempo, e possa ser limpo frequentemente, mas sempre que necessário renove o material, isso mantem o aspecto de higiene que reflete a seu estabelecimento.

  • Categorias:

Faça uma divisão organizada em seu cardápio:

  • Salgados
  • Refeições
  • Porções
  • Bebidas
  • Sobremesas

Dessa forma as pessoas saberão exatamente aonde ir para encontrar o que querem.

Comece, na frente, colocando aquilo que mais se destaca em sua lanchonete, o carro chefe do estabelecimento. Se tiver algum lanche ou prato especial da casa, identifique isso no cardápio.

  • Descrição dos pratos:

Você deve descrever pratos, sanduiches e sobremesas. Escreva o nome do prato em negrito, e embaixo especifique os ingredientes que o compõem. Qualquer informação sobre ingredientes deve ser descrita para que não ocorra nenhum mal entendido.

Para sucos e vitaminas, liste as frutas com as quais vocês trabalham. Quando alguma delas estiver esgotada, cubra com uma fita crepe para não gerar constrangimento no caso de um cliente pedir.

  • Painel de opções:

Além dos cardápios “portáteis” que ficarão em cima do balcão, você poderá também fixar, atrás do balcão de atendimento, um painel grande com as mesmas informações do cardápio pequeno.

Assim todas as pessoas têm acesso a essas informações, mesmo quem não conseguir pegar um a tempo.

Fotos em cardápio vão bem?

Você deve tomar muito cuidado ao adicionar fotos dos pratos quanto montar o seu cardápio. As fotos, se existirem, devem ser feitas por um profissional. Fotos amadoras vão espantar os seus clientes, que desistirão de pedir os pratos.

E as fotos devem ser do prato como ele REALMENTE é servido. Não adianta pegar uma imagem da internet e servir um prato diferente, menor ou menos bonito.

Isso vai decepcionar seus clientes, e o seu cardápio e sua imagem sairão como mentirosos.

Outro ponto a se atentar é com relação à posição da foto. É importante que ela esteja próxima a descrição do prato, para que seus clientes saibam a qual valor e qual descrição se refere.

Elas não devem ser muito grandes a ponto de fazer você perder espaço no cardápio, mas nem tão pequena a ponto de não ser possível enxerga-las com clareza.

E o último ponto, mais não menos importante, diz repeito a grafia. Se tiver dúvidas, busque ajuda. Um cardápio bem escrito diz muito a respeito do estabelecimento.

Erros gramaticais ou de digitação passam uma impressão de descuido, e o que ninguém quer é comer em um restaurante que não demonstre cuidado com as coisas. Escolha fontes legíveis e cores harmoniosas na composição do seu cardápio.

É importante que o texto seja claro e facilmente compreensível. Se achar necessário, coloque informações em inglês para facilitar a leitura para estrangeiros. Mas também se certifique de que está escrevendo corretamente.

Pense no cardápio como uma carta de referencia. Ele será responsável por cativar ou espantar o seu cliente, então se dedique a causar a melhor impressão.

Siga nossas dicas, e entenda que a boa apresentação de um cardápio é essencial para que as pessoas confiem e apreciem sua lanchonete. Dedique-se a criar uma carta bonita e objetiva, com fontes legíveis e cores em sintonia, organize-o para possa responder rapidamente as duvidas de seus clientes.

Acreditamos que no seu cardápio você deveria oferecer salgados fit para estar preparado para todos os públicos que seu estabelecimento pode receber.

Se deseja oferecer os salgados fit e outros diversos tipos em seu cardápio, conheça os produtos Vovó Nice e vaja porque somos seu fornecedor ideal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *